Acerca de mim

A minha foto
"Com pequenas variantes, era um dia como todos os outros, até que bateste levemente na porta e inundaste a minha sala com a água clara dos teus olhos e salvaste a minha vida com um filtro mágico do teu sorriso e acendeste o mundo com o outro da tua trança semidesfeita e disseste, venho saber no que posso ajudá-lo, o meu nome é Inês."

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O MUNDO VAI ACABAR UM DIA OU JÁ EM 2012?

Começou por ser uma teoria obscura, desenvolvida pelo americano José Arguelles nos anos 70 e 80, em circuitos relativamente restritos, mas rapidamente foi amplificada com a disseminação da Internet, hoje cheia de sítios com teorias e explicações sobre 2012. O que irá acontecer ninguém sabe ao certo, mas há uma lista de probabilidades: a III Guerra Mundial, a revolta das máquinas, um asteróide ou cometa chocarem com a Terra, a aproximação do misterioso Planeta X, sermos invadidos por extraterrestres, os pólos magnéticos da Terra inverterem-se, os efeitos do aquecimento global ou uma nova idade do gelo. Por acção da mão humana, vinda do espaço ou do próprio planeta, aparentemente a desgraça é eminente. Mas porque há de ser mais eminente em 2012 do que outra data qualquer?
É aqui que a especulação mais ou menos delirante se socorre de muletas que impressionam, como o Calendário Maia que, alegadamente, termina a 21 de Dezembro de 2012, o que abre um precedente capaz de alimentar toda a superstição. Com a hipótese do calendário Maia, tudo é plausível, até uma invasão extraterrestre. Até o portal que alguns acreditam irá abrir-se para revelar o mundo com um novo esplendor, só permitido pela entrada na era de Aquário. Há ainda quem veja num suposto alinhamento de planetas a ocorrer nessa data, a criação de uma energia capaz de apagar a memória de todos os humanos e o emergir de uma nova consciência (certamente a mais imaginativa de todas as teorias). Esoterismo new age, fantasia histórica ao estilo Indiana Jones e alguns elementos científicos, ajudam a fazer de 2012 um enigma.
Se vai ou não acontecer alguma coisa extraordinária na data prevista, só saberemos na altura. Para já, 2012 é pretexto para livros, filmes e até as tradicionais canecas e tshirts. Será o ano dos Jogos Olímpicos de Londres, de mais um Europeu de Futebol, do TGV em Portugal e de um Natal que promete ser especial.
(ISILDA SANCHES - 03 Setembro 2008 - DN )

5 comentários:

Selenyum disse...

Algumas teorias podem ser descartadas a priori...

a aproximação do misterioso Planeta X: e onde é que ele está agora? já o teriamos visto por esta altura!

sermos invadidos por extraterrestres: até agora nenhum dos planetas que detectamos pode suportar vida, as comunicacoes radio só foram inventadas a 200 anos, logo mais longe que isso (200 anos-luz) ng sabe que estamos aqui.

a revolta das máquinas: a inteligencia artificial ainda nao é nada inteligente e muito menos consciente.

suposto alinhamento de planetas a ocorrer nessa data, a criação de uma energia capaz de apagar a memória de todos os humanos e o emergir de uma nova consciência:
grande imaginacao

no global, acho que será um ano como qualquer outro... tb já tinha dito que ia acabar em 2008 e ainda cá estamos

Selenyum disse...

os pólos magnéticos da Terra inverterem-se: o campo magnético máximo da terra é só 60 microtesla. Mesmo que nao convenca com os numeros experimenta, vira-te para o norte e vira-te para o sul depois e faz isso com o teu pc por exemplo, nao iras sentir nunhuma diferenca: é isso que vai acontecer, nada de diferente, excepto as bussulas ficarem invertidas...

Andre C. disse...

Por mim acabava.se ja com tudo para todos :D lol

Selenyum disse...

podes meter os teus argumentos, eu tb meti os meus :P

Rita Silva Avelar disse...

muito interessante. tenho estado um bocado a leste desta teoria. mas não acredito que vá acontecer mais do que umas habituais atarefadas compras de natal de última hora por essa altura :P